domingo, setembro 29, 2024
InícioDestaqueSituação de Prates na Petrobras é insustentável, diz jornal

Situação de Prates na Petrobras é insustentável, diz jornal


A possibilidade da troca de comando da Petrobras já é discutida abertamente por ministros do governo. Além dos conflitos com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, o modelo de gestão adotado pelo presidente da petroleira, Jean Paul Prates, também desagrada Lula. A informação é do jornal O Globo.

Segundo o veículo, a avaliação no Palácio do Planalto é que o executivo mergulhou no que chamam de “lógica corporativa” da empresa. Isso desagrada o modelo petista de trabalhar.

O desejo de Lula

O chefe do Executivo pede intervenção nos preços dos combustíveis, na distribuição de lucros e quer que a companhia invista em refinarias ou indústria naval. Mas ele não vê no perfil de Prates um aliado para executar seus planos.

Luiz Inácio Lula da Silva vê na Petrobras um trunfo para seu governo| Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Globo destaca que, para o petista, grande parte do lucro da Petrobras deve ser destinada a investimentos. “O presidente vê na companhia um trunfo para o seu governo alavancar o crescimento da economia”.

+ Interferência de Lula nos dividendos da Petrobras derruba ações e atropela Jean Paul Prates

Prates quer definir seus próximos passos e seu destino dentro da estatal. Para isso, ele marcou uma reunião com o presidente. O encontro deve acontecer na segunda-feira 8.

Hoje, o nome mais provável para substituir Prates é o do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Aliado antigo de Lula, ele já teria, inclusive, comunicado a Prates que está na mira do governo para assumir o posto da Petrobras. Mercadante teria afirmado, inclusive, que não concorda com o “massacre público” contra o atual chefe da estatal.

+ Prates chama intervenção de Lula na Petrobras de ‘exercício soberano’ dos controladores da empresa

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui