Estudantes que planejavam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foram alvo de fraude em um site que imitava o endereço oficial para inscrição. A página falsa solicitava dados pessoais e gerava um boleto de R$ 85, mesmo valor cobrado pelo governo. Diversas vítimas relataram a situação nas redes sociais.
Na quinta-feira 30, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, acionou a Polícia Federal para investigar a fraude. O site foi retirado do ar na manhã da sexta-feira 31, e as autoridades ainda buscam identificar o responsável por sua criação.
Em comunicado, o Inep afirmou que a página oficial do participante do Enem, acessível pelo portal do Inep ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, está operando normalmente e sem interferências.
As inscrições para o Enem 2024 começaram na última segunda-feira, 27, e permanecem abertas até 7 de junho. O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil e em algumas instituições de Portugal, além de programas como Fies, ProUni e Sisu.
A inscrição deve ser feita na página do participante, e a taxa de R$ 85 deve ser paga até 12 de junho. Estudantes que solicitaram isenção de taxa tinham até 26 de abril para fazê-lo.
Processo de confirmação de inscrição
A participação dos candidatos que tiveram isenção de taxa aprovada será confirmada depois da conclusão da inscrição. Para os que não possuem isenção, a inscrição será confirmada depois de o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado.
Os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo adicional para se inscrever devido à calamidade pública no Estado. O Ministério da Educação está elaborando um novo calendário para esses candidatos, que também terão a garantia de isenção da taxa de inscrição, inclusive para aqueles que tiveram justificativas de ausência reprovadas na edição de 2023.
Datas das provas e divulgação dos resultados do Enem
As provas do Enem 2024 ocorrerão em 3 e 10 de novembro. O edital com o cronograma e as regras foi publicado no início do mês, detalhando documentos necessários e as obrigações dos candidatos, incluindo possíveis motivos para eliminação.
O exame será realizado em todos os Estados e no Distrito Federal, com os locais de aplicação disponíveis no sistema de inscrição e no portal do Inep. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados em 20 de novembro, e os resultados individuais em 13 de janeiro de 2025 no site do Inep.