Os estudantes que não passaram no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já podem manifestar interesse na lista de espera do programa. Na manhã desta segunda-feira (27), os candidatos reclamaram nas redes sociais que a classificação não estava disponível para eles.
Saber a colocação dos estudantes é importante para decidir em qual curso manifestar interesse para participar da lista de espera.
“O SiSU demorou esse tempo todo pra não botar nem a sua posição em relação à nota de corte”, disse uma pessoa, fazendo referência ao atraso para divulgar o resultado do programa.
Outro internauta comentou que a lista do SiSU é para deixar os estudantes com ansiedade.
Mais tarde, estudantes relataram nas redes sociais que conseguiram ver a colocação em que estão na lista de espera.
Em resposta à CNN, o MEC (Ministério da Educação) disse que o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior “informa a colocação na lista de espera, que recebe manifestações de interesse até 31 de janeiro”.
O sisu demorou esse tempo todo pra não botar nem a sua posição em relação a nota de corte, vai tomar no cu rpz, como que escolhe lista de espera assim
— Mariajuana🦈 (@mariapivis) January 27, 2025
a lista de espera do sisu é pra deixar os estudantes com ansiedade so pode, porque nem a posição eles prestam pra colocar no sitepic.twitter.com/flKGn9IXXJ
— Beatriz ♡ (@beatuita) January 27, 2025
Colocação da lista de espera do sisu: ADIVINHE pic.twitter.com/Ub7vfyrhvY
— helmer 🧚♀️ (@hayloft_helmer) January 27, 2025
que eu não ia passar na primeira chamada eu sabia, agora o sisu demorar tudo isso pra nem colocar em que posição eu tô pra poder escolher qual lista de espera é sacanagem.
— J. ☕️ (@eeujaaquee) January 27, 2025
Os candidatos que não passaram podem manifestar interesse em participar da lista de espera de uma das opções de curso até o dia 31 de janeiro. Dessa forma, se sobrarem vagas, ele continua concorrendo à graduação a que se inscreveu.
O edital do SiSU ainda esclarece que o estudante selecionado na chamada regular não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter feito a matrícula na instituição ou não. Isso significa que se ele foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, não poderá participar da lista de espera.
O SiSU é o principal processo seletivo que permite o ingresso em universidades públicas, principalmente as instituições federais, usando a nota do Enem. Neste ano, o programa ofereceu mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas do país.
- Matrículas: de 28 a 31 de janeiro de 2025