sábado, outubro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaSistema simples e barato vai melhorar prevenção contra enchentes

Sistema simples e barato vai melhorar prevenção contra enchentes

As enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas pelo grande volume de chuvas e alertaram para sistemas capazes de prever e minimizar tragédias. Iniciativas nesse sentido já existem, mas têm complexidades e altos custos que dificultam a implementação.

Um sistema simples e barato surgiu como alternativa: a patente Mecanismo de Monitoramento Remoto de Rios.

Iniciativa pode ajudar a prever enchentes

Segundo Caetano Ranieri, pós-doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (USP), a intenção não é prevenir as enchentes de acontecer, mas oferecer monitoramento das situações de risco. Ou seja, quando alguma situação arriscada estiver a vista, é possível alertar a população e preparar estratégias de contenção de danos.

Ao Jornal da USP, Ranieri explicou como o sistema funciona:

  • A patente consiste em um dispositivo mecânico (um painel) instalado na parede de um córrego;
  • Com uma câmera, é possível analisar as imagens geradas para reconhecer a altura do rio com base no painel;
  • O rio também fica conectado a uma rede móvel de monitoramento remoto. No caso do nível se elevar rapidamente e correr o risco de causar enchentes, a Defesa Civil ou outra organização pode tomar atitudes para alertar a população.

Painel não é a primeira iniciativa de monitoramento de enchentes

O Mecanismo de Monitoramento Remoto de Rios não é o único sistema de prevenção contra enchentes.

Ranieri explicou que há outras iniciativas nesse sentido, como sistemas de pressão. No entanto, esses são difíceis de instalar, precisam ficar submersos e estão sujeitos ao assoreamento (acúmulo de sedimentos, lixo e outras materiais no curso d’água).

Existem também sistemas que funcionam com ultrassom, colocados na superfície para medir a altura da coluna d’água. Esses, porém, são de difícil manutenção.

Sistema pode ser instalado em paredes dos rios para monitorar nível da água (Imagem: Cid Guedes/Shutterstock)

Segredo do sistema é facilidade e preço baixo

O diferencial do Mecanismo de Monitoramento Remoto de Rios é justamente a facilidade e os custos baixos de implementação e manutenção em comparação com outras iniciativas.

Uma vez que o painel esteja bem fixado à parede do córrego, a câmera dificilmente tem manutenção e você tem câmeras de vigilância com infravermelho na faixa dos R$ 400, muito mais barato do que um sensor ultrassônico e de pressão e muito mais fácil de encontrar e adquirir.

Caetano Ranieri

A patente também envolve microperfurações, que promovem o depósito de detritos e impurezas no painel onde há mais água. De acordo com o pós-doutorando, isso implica no modelamento de um padrão melhor de comportamento dos córregos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui