sábado, abril 19, 2025
InícioGeralSistema de baixa pressão deixa 13 Estados em alerta

Sistema de baixa pressão deixa 13 Estados em alerta

Um sistema de baixa pressão no litoral do Sudeste está provocando instabilidade climática no país. O fenômeno levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir alerta de chuvas intensas para 13 Estados brasileiros. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta terça-feira, 15.

Nesta quarta-feira, 16, as chuvas se tornarão localizadas, principalmente na porção central do Brasil. O transporte de umidade deve intensificar logo pela manhã em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, o que aumenta o risco de chuvas intensas, que podem causar transtornos significativos.

O Inmet emitiu alerta por causa dos volumes de chuva previstos. O alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 mm/h com acumulado diário de até 50 mm, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Os riscos incluem cortes na energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas, embora sejam baixos.

Mapa mostra as regiões com alerta do Inmet
Mapa mostra as regiões com alerta do Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

O alerta laranja, contudo, sinaliza precipitações mais intensas, entre 30 e 60 mm/h, com acumulado de até 100 mm por dia e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Os riscos de cortes de energia, alagamentos e queda de árvores são elevados.

Alerta atinge a região central do Brasil

O dia começa com muita nebulosidade em todo o país, mas as chuvas previstas se concentrarão especialmente em Minas Gerais, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. No território mineiro, as chuvas serão mais leves e espalhadas, com maior volume esperado no noroeste do Estado.

Mapa de precipitação acumulada para esta quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.
Mapa de precipitação acumulada para esta quarta-feira — 16/4/2025 | Foto: Reprodução/Meteored

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas intensas estão previstas para o oeste, o que inclui a capital, Campo Grande, já nas primeiras horas da manhã. Além disso, cidades produtoras em Mato Grosso, como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, devem ficar atentas às condições climáticas, com previsão de pancadas de chuva.

Durante a tarde de quarta-feira, as precipitações se espalharão desde o oeste do Amazonas, passando por Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Esses Estados estão sob a influência de um corredor de umidade, que favorece a formação de nuvens com potencial para chuvas intensas. Os riscos mais significativos de chuvas intensas estão previstos para o leste de Mato Grosso do Sul, pontos isolados do oeste de São Paulo, a Zona da Mata Mineira e grandes áreas do Estado do Amazonas e de Rondônia.

As maiores quantidades de chuva esperadas nesta quarta-feira devem se concentrar no centro do Brasil, segundo o Inmet.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui