Nesta semana, a Região Sul do Brasil terá a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. Esse fenômeno é resultado de uma crista — área de circulação máxima de um anticiclone — com um movimento ascendente no centro do Brasil, que dificulta a formação de áreas instáveis na região. O site Meteored divulgou a informação nesta segunda-feira, 28.
O interior dos três Estados do Sul terá tempo mais estável. Já no litoral, chuvas de intensidade fraca a moderada são esperadas. Ventos úmidos sopram do mar em direção à costa de Santa Catarina e do Paraná. O fenômeno traz chuvas persistentes ao longo da semana.
O Rio Grande do Sul terá tempo firme na maior parte desta terça-feira, 29. A partir do fim do dia, a nebulosidade no litoral pode aumentar, com chuvas fracas e isoladas. As temperaturas no centro e no oeste do Estado serão altas, com máximas acima de 30°C em Uruguaiana e Santa Maria.
Litoral da Região Sul terá chuvas constantes
Em Santa Catarina, as temperaturas no interior variam de 27°C a 29°C. No litoral, por causa da nebulosidade e das chuvas constantes, as temperaturas são mais amenas. Florianópolis terá uma semana nublada, com chuvas constantes desde esta terça-feira até pelo menos o próximo domingo, 3.
No Paraná, o padrão será semelhante ao de Santa Catarina. O tempo será mais estável no interior, e chuvas contínuas ocorrerão no litoral. Instabilidades de pequena escala podem trazer chuvas fracas a moderadas para o interior na tarde de terça-feira, mas depois o tempo se estabiliza.