quarta-feira, abril 16, 2025
InícioCiência e tecnologiaSirene nos celulares assusta Belo Horizonte neste domingo (1º)

Sirene nos celulares assusta Belo Horizonte neste domingo (1º)

Moradores de Belo Horizonte (MG) levaram um grande susto na tarde deste domingo (1º) com a demonstração do novo sistema de alerta de risco extremo, enviado para dispositivos móveis da capital pela Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com o governo federal.

Mesmo com um aviso prévio enviado há duas semanas sobre o teste, marcado para às 15h, o alto som da notificação e a vibração intensa dos celulares geraram apreensão entre os munícipes, de acordo com relatos (e muitos memes) nas redes sociais.

Notificação recebida pelos celulares de Belo Horizonte (MG) sobre o teste da Defesa Civil deste domingo (1º). Crédito: Reprodução Redes Sociais

O sistema, desenvolvido com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações e operadoras de telefonia, emitiu a notificação às 15h17 (pelo horário de Brasília). O alerta interrompeu o uso dos aparelhos, inclusive em modo silencioso, e reproduziu um som semelhante ao de uma sirene, conforme detalhou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Celulares no Sul e no Sudeste podem receber alertas a partir desta semana

A nova tecnologia será implementada oficialmente a partir de quarta-feira (4) nos estados das regiões Sul e Sudeste. Os alertas serão enviados automaticamente para áreas de risco cobertas por redes 4G ou 5G, sem a necessidade de cadastro dos usuários.

O sistema opera com dois níveis de alerta: o extremo, que foi testado em Belo Horizonte, sinaliza situações de alta severidade, urgência imediata e confiança na ocorrência do evento. Já o alerta severo, menos urgente, emite apenas um “beep” discreto, que não interrompe o modo silencioso do celular.

A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda a liberação do governo federal para adotar o sistema de forma permanente. Segundo o órgão, ele será integrado a outros mecanismos de emergência, visando alertar moradores sobre riscos iminentes de desastres como enchentes, deslizamentos e vendavais.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui