sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaSimples mudança nas plantações pode ajudar a espantar insetos

Simples mudança nas plantações pode ajudar a espantar insetos

Uma maneira eficaz de manter insetos longe das plantações sem recorrer aos pesticidas é o uso de redes de proteção. Nisso, parece senso comum que, quanto menor os buracos na rede, menos insetos conseguirão ultrapassá-la. No entanto, esse pode não ser o fator mais importante para proteger as culturas.

Um estudo da Universidade de Tóquio (Japão) descobriu que o simples uso de uma rede vermelha pode ser ainda mais eficaz em manter os insetos afastados das plantações.

Insetos vs. redes vermelhas nas plantações

Normalmente, as redes de proteção agrícolas são pretas ou brancas (em alguns casos menos comuns, são azuis ou verdes).

No entanto, um estudo de 2015 mostrou que, quando as plantações eram irradiadas com luz vermelha, insetos praga, conhecidos como “tripes da cebola”, tendiam a se manter longe.

Então, os pesquisadores resolveram testar se uma rede de proteção vermelha tinha o mesmo efeito. A resposta foi sim.

O procedimento é o seguinte:

  • Eles testaram três combinações diferentes de cores: vermelho e branco, vermelho e preto, e vermelho e vermelho;
  • Cada combinação de cores foi testada em três variações: com malha com buracos em tamanhos de 2 mm, 1 mm e 0,8 mm;
  • Além disso, também analisaram o desempenho de redes tradicionais pretas, brancas e preto-branco nas três variações de tamanho;
  • Todas foram usadas para proteger plantações de alho-poró Kujo, as quais os tripes de cebola comem e podem infectar com vírus nocivos.
Variações de cor da rede de proteção (Imagem: Reprodução/Tokumaru et al./Scientific Reports)

Resultados

Segundo o New Atlas, o desempenho das variações de cores e tamanhos rendeu resultados diversos. No geral, foi possível observar que os tipos de rede vermelha, nas três variações de cor e tamanho, foram mais eficazes que as variações em preto e branco para proteger as plantações.

Em específico, o número de marcas de insetos nas plantas protegidas com rede vermelha-preta e vermelha-vermelha foi de 1/9 a 1/4 das plantas protegidas com rede branca.

Mesmo as redes vermelhas com buracos maiores (no qual, teoricamente, os insetos podem passar com facilidade) foram mais eficazes do que a branca e preta com buracos menores.

Inseto praga ao lado da planta de alho-poró (Imagem: Reprodução/Tokumaru et al./Scientific Reports)

Relação da cor da rede com os insetos

Os pesquisadores sugerem que o efeito de proteção da cor vermelha tem a ver com a visão dos insetos. Isso porque a maioria deles não tem fotorreceptores vermelhos nos olhos e é difícil enxergar a cor, tornando-a invisível.

Eles esperam que a simples mudança na cor da rede pode reduzir a necessidade de pesticidas e aumentar o rendimento das plantações.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui