A 20 dias da eleição, uma pesquisa indica a possibilidade de o prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando (União Brasil), ser reeleito já no primeiro turno.
Em cenário que levou em consideração apenas os votos válidos — ou seja, descartou-se branco/nulo/nenhum e não sabe/não respondeu —, o Paraná Pesquisas afirmou que Durando tem 57,3%. O instituto divulgou o levantamento na manhã desta segunda-feira, 16.
Pela margem de erro, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, o político do União Brasil poderia ter de 53,5% a 61,1% dos votos válidos. Situação que lhe garantiria a reeleição no primeiro turno, uma vez que é necessário ter 50% dos votos válidos e mais um para alcançar esse feito.
Petrolina cumpre o único requisito para realização de segundo turno, caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos: ter mais de 200 mil eleitores. Atualmente, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o município conta com eleitorado na casa das 238 mil pessoas.
Pesquisa estimulada de votos válidos para Petrolina — com Simão Durando na primeira colocação
- Simão Durando (União Brasil) — 57,3%;
- Dr. Julio (PSDB) — 24,8%;
- Lara Cavalcanti (PL) — 8,4%;
- Odacy Amorim (PT) — 6,2%;
- Dr. Marcos (Agir) — 1,9%; e
- Maria Clara (UP) — 1,4%.
Na primeira colocação e com a possibilidade de ser reeleito em primeiro turno, Simão Durando é o prefeito de Petrolina desde o fim de março de 2022. Em 2020, em sua primeira disputa eleitoral, ele foi eleito vice-prefeito, mas posteriormente assumiu o comando do Poder Executivo municipal a partir da renúncia de Miguel Coelho (União Brasil), que tentou, sem sucesso, ser eleito governador de Pernambuco.
Para realizar o levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Petrolina, o Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas, de 12 a 15 de setembro. Além da margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o nível de confiança do material é de 95%. O código PE-02430/2024 é o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral.