O levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 19, mostra o ex-prefeito de Maringá (PR) Silvio Barros (PP) na liderança nas intenções de voto para o comando do Poder Executivo do município. Ele registra 57% no cenário em que se apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores.
Com esse porcentual, o membro do PP seria eleito já no primeiro turno. Conforme as regras do país, um candidato vence em primeiro turno em municípios com mais de 200 mil eleitores quando obtém 50% dos votos válidos mais um.
Barros tentará, neste ano, voltar ao posto que ocupou de 2005 a 2012. Ele concorreu à função de prefeito em 2016, mas perdeu, no segundo turno, para Ulisses Maia (PDT).
Na segunda colocação no levantamento do Paraná Pesquisas aparece o atual vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora (PSD). Ele contabiliza 15,4% das intenções de voto.
Humberto Henrique (PT), Evandro Oliveira (PSDB) e José Santos/Pastor José (Mobiliza) são os demais candidatos à Prefeitura de Maringá que constam na pesquisa. Eles têm 7%, 3,8% e 1%, respectivamente. Como a margem de erro do material é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, os três estão em condição de empate técnico.
De acordo com o Paraná Pesquisas, 8,9% dos entrevistados afirmaram que não irão votar em nenhum dos cinco candidatos a prefeito, vão anular ou votar em branco. Além disso, 6,9% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
Dados do levantamento para a Prefeitura de Maringá
Conforme o Paraná Pesquisas, 710 entrevistas ocorreram em Maringá, de 15 a 18 de agosto. Fora a já mencionada margem de erro, o nível de confiança do material é de 95%.
O instituto informa, por fim, que o levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O protocolo de acompanhamento nesse sentido é PR-02892/2024.
Parte do noroeste paranaense, Maringá tem 409 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná afirma que há 300 mil eleitores no município.