Diversos aplicativos de mensagens instantâneas existem para facilitar a comunicação entre pessoas. Um deles é o Signal, conhecido por suas ferramentas de privacidade. Conheça abaixo as utilidades do software.
Lançado em 2014, o aplicativo, assim como o WhatsApp e Telegram, permite enviar mensagens de texto e áudio e utiliza a criptografia ponta-a-ponta, que significa que elas só podem ser lidas ou ouvidas por seus destinatários pretendidos, garantindo maior segurança e privacidade.
Entre as configurações do app, também é possível aumentar a privacidade do seu número de telefone, como, por exemplo, não ficando visível a todos e limitando quem pode entrar em contato com você.
Além disso, ao criar uma conta, você pode criar um nome de usuário para compartilhar e se conectar com pessoas no Signal. Depois disso, o usuário pode optar por permitir contatos apenas com nome de usuário, número de telefone ou ambos. Por padrão, o número de telefone dos usuários também não fica visível na página de detalhes do perfil para pessoas que ainda não o tenham salvado.
Outra funcionalidade que garante a privacidade é ao tirar uma foto no aplicativo. Ao realizar um registro no Signal, a foto não salvará na galeria do seu celular.
Além de estar disponível para dispositivos móveis, o Signal também pode ser utilizado no desktop gratuitamente. No site oficial da ferramenta, o aplicativo ainda é descrito como uma organização sem fins lucrativos independentes, e por isso, o seu desenvolvimento conta com o apoio de financiamentos e doações de pessoas.
Veja como trancar conversas no WhatsApp para ter mais privacidade