O secretário da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), André Macedo, participou, na sexta-feira (28), de um importante evento na Embaixada da Itália, em Brasília, que discutiu os rumos da inteligência artificial e reforçou parcerias entre Brasil e Itália na área da inovação.
O encontro marcou a 8ª Edição do Dia da Pesquisa Italiana no Mundo e incluiu o Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Políticas de Inteligência Artificial, promovido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). O objetivo foi debater os avanços e desafios da IA, além de aproximar governos, universidades e empresas dos dois países.
A abertura contou com a presença do embaixador Alessandro Cortese; do presidente do Consecti, Sílvio Bulhões; do secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel; e de representantes do Ministério da Educação e do Governo do Distrito Federal.
Um dos destaques da programação foi a palestra “O que esperar da Inteligência Artificial nos próximos anos”, com participação de especialistas como Bernardo Brandão (Iveco), Stefano de Leo (Unicamp), Cleber Afrânio (TIM Brasil), Henrique Miguel (MCTI) e Hugo Valadares (Ibict), sob mediação de Silvana Rizzioli, da Associação de Competências Internacionais.
O evento também celebrou os 20 anos do Consecti, que realizou a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2026. Sílvio Bulhões foi reconduzido à presidência e a nova mesa diretora reúne representantes de todas as regiões do país.
Na quinta-feira (27), o secretário André Macedo participou ainda da assinatura de um acordo de cooperação entre o Consecti e o governo de Israel, durante encontro com o embaixador israelense no Brasil. O momento reforçou o interesse em fortalecer a colaboração internacional na área de ciência e tecnologia.
“É essencial que o Piauí esteja presente nesses espaços. A inteligência artificial é uma pauta prioritária e precisamos ampliar parcerias e criar políticas públicas que respondam aos desafios atuais e futuros”, afirmou o secretário André Macedo.