Nesta segunda-feira (20), o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e entidades para discutir o Carnaval 2025, com destaque para o litoral, destino que recebe um grande fluxo de turistas durante o período momesco. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir ações integradas para proporcionar uma experiência segura e organizada aos foliões e visitantes.
Foram debatidos pontos importantes, como o reforço na segurança, no trânsito, no abastecimento de energia e água, além de campanhas de conscientização sobre o combate ao assédio, cuidados essenciais com crianças, e limpeza e preservação do meio ambiente. Assim como nos anos anteriores, também será instalado um Centro Integrado para fortalecer o policiamento durante o período, que, neste ano, acontecerá no início de março.
Para o gestor da pasta no Estado, José Neto, o Carnaval no litoral do Piauí é um momento muito aguardado no ano, atraindo visitantes de diversos estados e contribuindo para o desenvolvimento do turismo e para a geração de emprego e renda na região.
“O Carnaval no litoral é uma vitrine para o nosso estado, e, por isso, estamos trabalhando de forma integrada com diversos setores para garantir que todos tenham uma experiência inesquecível, com infraestrutura adequada e atenção à segurança. A colaboração entre os órgãos é essencial para que o evento ocorra de maneira tranquila e com respeito ao próximo e ao meio ambiente”, afirmou o secretário.
Adriana Carvalho, coordenadora do Registro Nacional de Estatística de Trânsito do Detran (Renaest), destacou a importância da reunião, ressaltando o papel do órgão na conscientização e fiscalização de ações para melhorar o trânsito. “O Detran com certeza estará proporcionando algumas intervenções educativas de prevenção, antes e durante o Carnaval, visando levar conscientização às pessoas, para que tenham os devidos cuidados e respeito com a própria vida e com aqueles que estarão no litoral”, frisou.
Já a Equatorial Piauí garantiu que possui um plano de ação para o período carnavalesco, que inclui manutenção e prevenção em toda a rede elétrica. “Estamos focando na região litorânea, pois sabemos que recebe um maior fluxo de turistas, mas também no Piauí como um todo. Além das ações preventivas e de manutenção, nosso plano garante um reforço às equipes emergenciais, que permanecerão à disposição durante todo o período do Carnaval”, pontuou Matheus de Melo, gerente de Relacionamento com o Cliente na Equatorial Piauí.
A reunião contou com a participação de diversos órgãos e entidades, como Sesapi, Sempi, CCom, Cojuv, Agespisa, DER, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, as prefeituras de Luís Correia e Ilha Grande, entre outros, reforçando o compromisso de cada setor na realização de um evento de grande impacto para a região.