O setor de shopping centers no Brasil segue em expansão e consolida sua transformação em centros de convivência e entretenimento. A informação foi publicada pelo jornalista Carlo Cauti na Edição 266 da Revista Oeste.
Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), cerca de 1,8 mil novas lojas foram inauguradas no quarto trimestre de 2024 — um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O segmento de alimentação e bebidas liderou as inaugurações e é responsável por 26% do total. O dado reforça a tendência de que o consumo fora de casa, especialmente voltado à gastronomia, continua em alta e tem sido uma das principais razões para atrair o público aos shoppings.

De acordo com a Abrasce, apenas 44% dos visitantes têm como objetivo principal fazer compras. A grande maioria afirma que vai ao shopping para comer algo durante o passeio. Além disso, 97% dos frequentadores participam de atividades de lazer oferecidas pelos estabelecimentos, como cinemas, parques temáticos, jogos eletrônicos, boliches e pistas de patinação.
O bom desempenho do setor se reflete também nas receitas. Em 2024, os shoppings brasileiros já superaram os níveis de faturamento registrados antes da pandemia, o que sinaliza uma recuperação sólida e sustentada pela diversificação da experiência oferecida ao consumidor.
A movimentação reforça uma mudança no perfil dos centros comerciais, que se consolidam como espaços multifuncionais voltados ao lazer, à gastronomia e à socialização — e não apenas ao consumo tradicional.
Revista Oeste muito além dos shopping centers
A coluna de Carlo Cauti ainda cobre a queda das ações da Azul na Bolsa de Valores de São Paulo, o aumento da porcentagem de brasileiros que conseguem economizar e o otimismo da siderúrgica Gerdau em suas operações nos Estados Unidos. A íntegra da reportagem “Azul enfrenta turbulências” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
A Edição 266 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Tiago Pavinatto, Guilherme Fiuza, Cristyan Costa, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi, Miriam Sanger, Brendan O’Neill (da Spiked), Christian Britschgi, Evaristo de Miranda e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.