terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaSetembro tem Superlua e equinócio: veja no Calendário Astronômico

Setembro tem Superlua e equinócio: veja no Calendário Astronômico

Estamos indo para o fim do ano, mas os eventos astronômicos não param. Em setembro, o Calendário Astronômico do Olhar Digital chega com destaque para a Lua Cheia deste mês, que dessa vez será uma Superlua.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

Calendário astronômico de setembro

2 de setembro: Lua Nova às 22h56

11 de setembro: Lua Crescente às 03h06

17 de setembro: Superlua! De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

Na Superlua de setembro, a fase cheia se inicia às 23h36 (horário de Brasília) do dia 17. O perigeu lunar será alcançado, por sua vez, às 10h22 do dia seguinte.  

18 de setembro: Um eclipse lunar parcial acontece neste dia. O evento, entretanto, não será visto no Brasil, apenas na Europa, África, América do Norte e parte da Ásia.

22 de setembro: Equinócio da primavera! 

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.

24 de setembro: Lua Minguante às 15h52.

24 de setembro: A SpaceX lança a missão Crew-9 tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão contaria inicialmente com quatro astronautas, mas o foguete deve decolar com apenas dois, deixando dois acentos na espaçonave para a dupla da Starliner, que ficou na ISS após problemas com a nave da Boeing.

Um foguete SpaceX Falcon 9 lançado em 3 de março de 2024, pela NASA do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a missão SpaceX Crew-8 da agência em órbita para uma missão à Estação Espacial Internacional.

Ainda este mês, mas sem data definida

Starship: O maior foguete do mundo pode decolar mais uma vez. Após um lançamento perfeito em junho, a SpaceX pode colocar a Starship no ar novamente, já que Elon Musk pretende lançar seu megafoguete pelo menos mais cinco vezes esse ano. Será que dá tempo?

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui