Sete presos do Centro de Progressão Penitenciária do Butantã, na zona oeste da capital paulista, fugiram. As fugas ocorreram desde sábado 13. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo afirmou que houve “erro nos procedimentos de alguns funcionários”. Até agora, nenhum fugitivo foi recapturado.
A administração do presídio acionou a Polícia Militar (PM) depois de os agentes penitenciários perceberem as fugas. A corporação realizou buscas ao redor do presídio, mas não os encontrou.
A secretaria, no entanto, não detalhou como ocorreu a fuga. Em nota, a PM informou que continua as buscas. Além disso, afirmou que dois detentos fugiram no fim de semana, enquanto os outros cinco escaparam na madrugada desta segunda-feira, 15.
“Houve danos no prédio, em uma porta, grade e janela”, informou a PM, em nota. “Os casos foram registrados no 89° Distrito Policial (DP) e no 75° DP.”
Governo reforça segurança em torno da penitenciária
A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reforçou a segurança da unidade. Desde a série de fugas, há patrulhas de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária no local.
“Todas as providências de caráter criminal e disciplinar cabíveis serão aplicadas ao final das apurações”, afirmou a SAP.
O Centro de Progressão Penitenciária do Butantã abriga presos em regime semiaberto. A unidade não é mais um centro de detenção feminino, mas um presídio semiaberto masculino.