Uma sessão do Parlamento de Taiwan, conhecido como Yuan, foi marcada por uma briga generalizada durante a votação de uma reforma nos procedimentos internos. O incidente ocorreu nesta sexta-feira, 17.
A proposta foi encaminhada pelos partidos de oposição Kuomintang (KMT) e Partido do Povo de Taiwan (TPP), que detêm o controle do Legislativo. A medida enfrenta oposição do partido governista Partido Democrático Progressista (PDP).
台湾政客大乱斗大型现场🤣🤣 pic.twitter.com/uDtUL2dR05
— 必有重谢(麟鵔銘) (@byuzhngxi999) May 17, 2024
Na assembleia, a oposição tem mais assentos que o partido do presidente, mas ela não é forte o suficiente para formar maioria sozinha. Diante da dificuldade, a bancada tem se aliado ao Partido Popular de Taiwan para impulsionar seus interesses.
O projeto propõe ampliar os poderes dos parlamentares para fiscalizar o governo. Um parlamentar do PDP caiu da tribuna e bateu a cabeça no chão do plenário. Ele foi hospitalizado.
Além disso, uma deputada do KMT foi retirada à força de sua cadeira e derrubada. Apesar da desordem, a sessão prosseguiu com a leitura dos projetos.
Conflitos no plenário de Taiwan são ‘relativamente frequentes’
Nas redes sociais, internautas relataram que confrontos entre os congressistas são eventos relativamente frequentes na história do plenário taiwanês. Em 2004, o atual presidente Lai Ching-te, que assumirá o cargo na segunda-feira, 20, foi agredido em circunstâncias semelhantes.