A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, realizou, nesta terça-feira (29), uma qualificação com os coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios e profissionais das equipes eMulti, focando na otimização e integração dos processos de trabalho dessas equipes, que são compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais.
No Piauí, são 192 equipes eMulti homologadas pelo Ministério da Saúde. A coordenadora de Gestão da Atenção Primária, Virgínia Pinheiro, destaca a importância dessa qualificação para ampliar a discussão técnica, subsidiando os profissionais sobre o trabalho realizado junto às equipes da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde.
“A Gerência de Atenção Primária à Saúde tem unido esforços para oferecer apoio técnico aos gestores municipais, visando a ampliação das equipes eMulti e o fortalecimento do cuidado em saúde da população na APS”, completa a gestora.
As equipes eMulti são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada à APS, com responsabilidade compartilhada pela população e pelo território, em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde.