terça-feira, abril 15, 2025
InícioDestaqueSesapi realiza Oficina de implantação das ações de Segurança do Paciente na...

Sesapi realiza Oficina de implantação das ações de Segurança do Paciente na APS em Canto do Buriti

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), está realizando, em Canto do Buriti, a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS). A atividade acontece em parceria com a Planificação do SUS (PlanificaSUS) e a assessoria do Hospital Albert Einstein.

O evento visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira – Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Colônia do Gurguéia, Elizeu Martins, Flores, Itaueira, Manoel Emídio, Pajeú, Pavussu, Ribeira do Piauí, Rio Grande e Tamboril. A finalidade é implantar práticas essenciais de segurança para o paciente, com foco na constituição do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) e na elaboração do Plano Municipal de Segurança do Paciente (PMSP). Esses municípios participam da planificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A parceria entre estado e municípios é de grande importância, pois é o primeiro passo para assegurarmos a implantação da Segurança do paciente com a constituição dos NMSP”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

A oficina é uma oportunidade de troca de conhecimentos e vivências para os municípios e profissionais que participam da Planificação do SUS, uma vez que essas ações devem perpassar todos os níveis de atenção, visando à mitigação dos riscos nas Redes de Atenção à Saúde.

“Cada integrante da equipe multiprofissional tem papel fundamental para implantar planos e protocolos em prol de uma prestação do cuidado com qualidade e segurança”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

Na capacitação, os profissionais são orientados sobre as melhores práticas para estruturar o NMSP em seus municípios, garantindo a integração das ações de segurança do paciente na rotina da APS e para fornecer as ferramentas necessárias à implementação dos seis protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentais para a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

“Sobre a segurança do paciente na APS, a participação do médico neste evento vem a acrescentar de forma privilegiada em se tratando deste tema. O paciente é nosso bem maior na atenção básica da saúde e todos os pontos que estão sendo apresentados aqui deveriam ser postos em execução em todos os municípios”, destacou a médica e tutora da planificação de Itaueira, Clediane Martins.

Durante a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), o secretário municipal de saúde de Canto do Buriti, Carlos Henrique Macedo, assinou o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente na APS. “A capacitação in loco nos municípios viabiliza a participação dos profissionais da APS e isso é motivador”, afirmou.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui