A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), está realizando, em Canto do Buriti, a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS). A atividade acontece em parceria com a Planificação do SUS (PlanificaSUS) e a assessoria do Hospital Albert Einstein.
O evento visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira – Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Colônia do Gurguéia, Elizeu Martins, Flores, Itaueira, Manoel Emídio, Pajeú, Pavussu, Ribeira do Piauí, Rio Grande e Tamboril. A finalidade é implantar práticas essenciais de segurança para o paciente, com foco na constituição do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) e na elaboração do Plano Municipal de Segurança do Paciente (PMSP). Esses municípios participam da planificação do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A parceria entre estado e municípios é de grande importância, pois é o primeiro passo para assegurarmos a implantação da Segurança do paciente com a constituição dos NMSP”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
A oficina é uma oportunidade de troca de conhecimentos e vivências para os municípios e profissionais que participam da Planificação do SUS, uma vez que essas ações devem perpassar todos os níveis de atenção, visando à mitigação dos riscos nas Redes de Atenção à Saúde.
“Cada integrante da equipe multiprofissional tem papel fundamental para implantar planos e protocolos em prol de uma prestação do cuidado com qualidade e segurança”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
Na capacitação, os profissionais são orientados sobre as melhores práticas para estruturar o NMSP em seus municípios, garantindo a integração das ações de segurança do paciente na rotina da APS e para fornecer as ferramentas necessárias à implementação dos seis protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentais para a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.
“Sobre a segurança do paciente na APS, a participação do médico neste evento vem a acrescentar de forma privilegiada em se tratando deste tema. O paciente é nosso bem maior na atenção básica da saúde e todos os pontos que estão sendo apresentados aqui deveriam ser postos em execução em todos os municípios”, destacou a médica e tutora da planificação de Itaueira, Clediane Martins.
Durante a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), o secretário municipal de saúde de Canto do Buriti, Carlos Henrique Macedo, assinou o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente na APS. “A capacitação in loco nos municípios viabiliza a participação dos profissionais da APS e isso é motivador”, afirmou.