A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), deu continuidade esta semana à oficina de capacitação para os profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visas) em Inspeções Sanitárias. A oficina está sendo realizada em Oeiras, abrangendo os 14 municípios que compõem o território do Vale do Canindé.
A proposta das oficinas é qualificar ainda mais os profissionais da Vigilância Sanitária e aprimorar os processos de inspeção e fiscalização nos municípios, com o objetivo de garantir que os serviços de saúde sejam cada vez mais eficientes e seguros para toda a população.
Durante a oficina, os participantes estão sendo treinados sobre as normas e procedimentos de inspeção sanitária, aprendendo como realizar vistorias adequadas, cumprir a legislação vigente e aplicar medidas corretivas de forma eficiente.
“Os profissionais capacitados participam durante a oficina de aulas teóricas e práticas, sendo estas realizadas em serviços do município – drogarias, serviços de estética e de endoscopia, justamente para que eles possam vivenciar as atividades”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
A iniciativa também visa fortalecer a rede de Vigilâncias Sanitárias nos municípios, garantindo que todos os serviços de saúde e comércios locais sigam as normas sanitárias exigidas, prevenindo riscos à saúde pública.