A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá, na próxima sexta-feira (8), o “Dia D de Combate ao Câncer de Boca”. O objetivo é destacar a importância da detecção precoce do câncer de boca na Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB). O evento será realizado no auditório do Diferencial Buffet, no bairro Ilhotas, das 9h às 13h.
Durante o evento, será lançado o aplicativo TeleEstomato, uma ferramenta que conta com o apoio do Ministério da Saúde para dar suporte a profissionais de saúde e cirurgiões-dentistas. O aplicativo foi desenvolvido pelos professores doutores em odontologia Paulo Rogério Ferreti Bonan e Édson Hilan Gomes de Lucena, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e está disponível exclusivamente para profissionais da área.
“O Ministério da Saúde entrou como parceiro para expandir o aplicativo para todos os estados. Aqui no Piauí, ele está disponível dentro da plataforma Piauí Saúde Digital. Lá, haverá uma aba ‘TeleEstomato’, onde o profissional de saúde bucal poderá acessar o aplicativo. Ao entrar, ele terá todo o suporte sobre diagnóstico e fluxo de pacientes”, afirma Roberta Salvador, coordenadora de Saúde Bucal da Sesapi.
Para a coordenadora, o aplicativo é uma grande conquista para a área. “Estamos muito felizes em lançar o aplicativo de Teleestomatologia. Essa ferramenta representa um avanço importante para a saúde pública, permitindo que os profissionais da Rede de Atenção à Saúde Bucal detectem lesões suspeitas de forma rápida e eficaz, além de possibilitar o acompanhamento mais próximo dos pacientes”, afirma.
O evento contará com palestras de especialistas renomados na área da saúde bucal e do câncer, abordando temas como diagnóstico precoce, o fluxo de atendimento na rede estadual e os cuidados orais para pacientes oncológicos. Entre os destaques está a apresentação do vídeo “Saúde Digital e Teleestomatologia: O uso de tecnologias assistivas no diagnóstico do câncer de boca”, com o Prof. Dr. Paulo Bonan, um dos criadores do aplicativo TeleEstomato.
O evento reflete o compromisso da Sesapi com a prevenção e detecção precoce do câncer de boca, fortalecendo a saúde pública e promovendo a conscientização sobre cuidados preventivos e atendimento integrado.