quarta-feira, abril 23, 2025
InícioDestaqueSesapi promove ações de saúde na escola indígena Oka Ka Inaminanoko em...

Sesapi promove ações de saúde na escola indígena Oka Ka Inaminanoko em Teresina

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde, promoveu, nesta quarta-feira (23), uma série de ações de saúde no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Oka Ka Inaminanoko — uma das primeiras escolas indígenas de tempo integral do Brasil.

Em celebração ao Abril Indígena, o acolhimento foi iniciado com a formação de uma roda, com os participantes de braços cruzados e entoando cânticos em Warao e Tupi-Zeguet.  Cerca de 270 pessoas — entre funcionários, alunos e familiares das etnias Warao e Guajajara — foram beneficiadas pela iniciativa.

“No mês dos povos originários no Brasil, essa ação veio para contemplar e destacar a importância do respeito à cultura indígena do nosso país, incluindo os povos imigrantes, como os indígenas Warao”, afirma Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Equidade) da UFPI e da Uespi, a UBS Durvalino Couto (FMS), o Curso de Nutrição da Uninovafapi, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Foram ofertados serviços como vacinação, testes rápidos para diagnóstico de HIV, triagem para hepatite B, hepatite C e sífilis, além de aconselhamento coletivo e individual sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O Ceti Indígena Oka Ka Inaminanoko é uma escola feita por nós, para nós, com um currículo voltado para o povo indígena, aqui no município de Teresina. Hoje foi um momento grandioso, com a presença da Secretaria da Educação, representada pelo secretário Washington Bandeira; e da Secretaria da Saúde”, disse Aline Heira Guajajara, professora e diretora do Ceti Oka Ka Inaminanoko.

Álbum de fotos relacionado

Ações de saúde no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Oka Ka Inaminanoko

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui