terça-feira, fevereiro 4, 2025
InícioDestaqueSesapi inicia programa de tratamento de varizes no Hospital Getúlio Vargas

Sesapi inicia programa de tratamento de varizes no Hospital Getúlio Vargas

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, na segunda-feira (3), a triagem de pacientes para o Programa de Tratamento de Varizes no Hospital Getúlio Vargas (HGV). As consultas e procedimentos seguem até o dia 25 de fevereiro no ambulatório de pneumologia do hospital. Após a triagem, os pacientes passam por um procedimento chamado escleroterapia, indicado para tratar veias dilatadas de diversos tamanhos, desde pequenos vasinhos avermelhados até varizes mais grossas.  

Nesta etapa, estão sendo beneficiados pacientes do Território Entre Rios. Para participar da triagem, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de residência. Em seguida, deve-se solicitar o encaminhamento e o agendamento para o tratamento de varizes no HGV por meio do sistema Regula Piauí. Pacientes de Teresina, após o encaminhamento da UBS, devem ligar para a Central de Marcação de Consultas, pelo telefone (86) 2222-7150, ou comparecer ao HGV para confirmar o agendamento no sistema Regula Piauí.  

Maria de Jesus aproveitou a oportunidade de realizar o tratamento gratuitamente e foi uma das primeiras pacientes a se inscrever no programa. Após passar pela triagem no HGV, ela já recebeu o tratamento adequado. 

“Eu venho de União. Há muito tempo eu queria fazer, mas não conseguia, porque o procedimento é caro e eu não podia pagar. Quando surgiu essa oportunidade, fui uma das primeiras a me inscrever. As varizes tomaram conta da minha perna toda e causam muito desconforto. A expectativa é que agora eu fique bem melhor”, conta a paciente.  

Outra paciente contemplada, Claudilene Rodrigues, de São Gonçalo do Piauí, soube da iniciativa através dos agentes de saúde do seu município e decidiu participar imediatamente.  

“Os agentes de saúde informaram sobre o procedimento e perguntaram se eu queria participar. Aceitei na hora. Minhas pernas ficam cansadas, sinto dores e muito inchaço. Acredito que esse tratamento vai ajudar bastante e melhorar minha qualidade de vida”, relata.  

O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou a descentralização dos atendimentos, que acelera a fila de espera e amplia o acesso da população ao tratamento. 

“Este programa foi pactuado junto aos gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite, reunião mensal onde discutimos ações estratégicas para a saúde. O objetivo é descentralizar os atendimentos e oferecer o tratamento de varizes, uma doença extremamente prevalente, especialmente entre as mulheres. Além da questão estética, as varizes comprometem a circulação nos membros inferiores, causando inchaço, vermelhidão e aumentando o risco de eventos trombóticos”, explicou Dirceu Campêlo.  

Até o final do programa, a previsão é de que sejam realizados 11 mil atendimentos, com mais de 5 mil pessoas beneficiadas. “Após o Território Entre Rios, a ideia é levar o programa para a região sul do estado, incluindo Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Oeiras. A população deve ficar atenta ao cronograma e procurar os gestores municipais para verificar a data em que seu município será contemplado”, finalizou o superintendente.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui