A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) foi contemplada pelo Ministério da Saúde (MS) com dez bolsas financiadas para os Programas de Residência Médicas oferecidos pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. Além das áreas de Anestesiologia, Cardiologia e Neurocirurgia, que estão com inscrições abertas, também haverá o custeio para residentes em Pediatria e Infectologia.
A residência da pediatria será realizada no Hospital Infantil Lucídio Portella e da infectologia no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.
O financiamento das bolsas de residências médicas ocorre no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (PróResidência), da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do MS, que também autorizou a concessão de outras 27 bolsas para programas multiprofissionais.
Residências médicas
A Escola de Saúde Pública do Piauí (ESP-PI) prorrogou até o dia 17 de janeiro, as inscrições para a seleção de candidatos às vagas nos Programas de Residência Médica oferecidos pelo HGV. O processo seletivo contempla as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia e Neurocirurgia. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Podem participar do certame médicos já graduados ou estudantes do último período do curso de Medicina, desde que a colação de grau ocorra até o início do programa, previsto para março de 2025, no caso das especialidades de Anestesiologia e Neurocirurgia.
Para o programa de Cardiologia, os candidatos devem ser médicos graduados e ter concluído dois anos em um Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica, credenciado pela CNRM, até o início do programa.