Uma equipe do Governo de Pernambuco esteve no Piauí nesta quarta-feira (04) para conhecer ações inovadoras na saúde do estado na esfera digital. Os gestores viram de perto como funciona a experiência de sucesso do CrediSUS e do programa Piauí Saúde Digital.
O programa Piauí Saúde Digital foi criado em 2023 pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas por meio da telemedicina.
Desde a criação, o programa realizou mais de 257 mil atendimentos, com 70.929 consultas médicas, sendo 37.700 com clínicos gerais e 33.229 com especialistas.
O CredSUS é um sistema de compras por credenciamento voltado para fornecedores de bens e serviços comuns com alta demanda. A plataforma foi projetada para simplificar e organizar as etapas de negociação, garantindo maior dinamismo ao processo.
Para o secretário executivo de Transformação Digital do Pernambuco, Miguel Gaia, a visita foi importante para estreitar os laços entre Piauí e Pernambuco. “É uma verdadeira aula de como podemos melhorar esse serviço e impactar a sociedade do nosso estado positivamente”, afirma.
O secretário de Saúde do Piauí, Antonio Luiz, frisou que o Piauí segue firme na consolidação de ações para beneficiar a população. “As iniciativas do Piauí estão gerando frutos e comprovando que estamos no caminho certo”, diz o gestor.
Participaram da reunião o coordenador do Programa Saúde Digital, Gabriel Mauriz; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, Ellen Gera; representantes do Governo de Pernambuco, Allan Araújo, presidente da ATI-PE, Rafael Soares, diretor de Transformação Digital e Eduardo Salvador, diretor de Planejamento e Governança, além Miguel Gaia, secretário Executivo de Transformação Digital (SETD) e Bruno Rodrigo superintendente da SETD e gerente do Escritório de Projetos de Governo Digital.