quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaServidores do INSS iniciam greve por reajustes salariais

Servidores do INSS iniciam greve por reajustes salariais

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram iniciar uma greve a partir desta quarta-feira, 10. Os motivos são a falta de acordo com o governo federal sobre reajustes salariais e a valorização da categoria. 

A paralisação afeta tanto os trabalhadores presenciais nas Agências da Previdência Social (APS) quanto os que estão em home office.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, ainda não há um balanço total da adesão à greve. No entanto, os funcionários esperam que a paralisação prejudique a análise e concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada. 

Além disso, a decisão vai afetar o “pente-fino” nos auxílios — uma medida do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para economizar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias. 

Orientações do INSS e canais disponíveis

Apesar disso, o INSS declarou que, até o momento, “não tem informação de agência fechada em relação ao atendimento ao segurado” e que todos os canais remotos operam normalmente.

O órgão também orienta os segurados a utilizarem o aplicativo ou o site Meu INSS, além do telefone por meio do número 135, disponível das 7h às 22h.

O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal notificaram o governo sobre a paralisação. Às 18h da sexta-feira 12 haverá uma reunião do comando de greve.

Os funcionários já estavam em “operação apagão”. Essa medida reduz a produção em 20%, com orientação de não fazer hora extra nem exceder as metas de produtividade.  

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui