Servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciaram uma paralização a partir da próxima segunda-feira, 15. Eles alegam falta de pessoal e de recursos para trabalhar. O Inmet é responsável por fazer previsões meteorológicas e monitoramento do tempo no país.
Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo informou que instituto teve perdas orçamentárias desde que perdeu “autonomia”. O Inmet disse que deixou de responder diretamente ao gabinete do Mapa e para se submeter às secretarias.
Segundo os sindicalistas, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) “parece não entender o papel e a importância do Inmet como serviço oficial de meteorologia do Brasil, por vezes enfraquecendo o órgão, puxando para si cargos e trabalhadores terceirizados”.
O que diz o Mapa
O ministério também se pronunciou por meio de nota e negou que uma greve seria deflagrada. “O Mapa está sempre à disposição para dialogar com qualquer ente interessado sobre o tema, bem como estamos atentos a toda e qualquer divulgação equivocada e/ou de conteúdo que promova a fake news“, disse a pasta.
O Mapa destacou ainda que “o Inmet desempenha um papel fundamental no monitoramento climático e na resposta a tragédias naturais” e que, portanto, “a continuidade e a eficácia dos serviços do instituto estão entre as prioridades” da pasta.