domingo, julho 7, 2024
InícioGeralServidores ambientais iniciam greve por tempo indeterminado

Servidores ambientais iniciam greve por tempo indeterminado

Servidores ambientais federais começaram uma greve geral por tempo indeterminado nesta terça-feira, 2. A categoria reivindica a reestruturação de carreira, melhores condições de trabalho e novos concursos públicos.

A greve ocorre em meio ao recorde de incêndios no Pantanal, Amazônia e cerrado e interrompe o processo de licença para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, um desejo da Petrobras e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A greve foi iniciada por funcionários do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro.

A Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) informou que a greve ocorre depois de “oito meses de negociações infrutíferas com o governo federal”.

Em maio, os servidores rejeitaram uma proposta do governo. Em junho, a categoria apresentou uma contraproposta, que também não foi aceita, o que levou ao fim das negociações.

Servidores ambientais federais aderem à greve em 23 Estados

A greve foi deflagrada por servidores ambientais federais de 23 Estados e do Distrito Federal. Acre, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte já estavam em greve desde 24 de junho. Nesta semana, servidores de outros 19 Estados aderiram ao movimento.

força-tarefa defensivos agrícolas
O Ibama e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) participaram da operação encabeçada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) | Foto: Divulgação/Mapa

Apesar da paralisação, algumas atividades essenciais vão se manter. Entre elas, a fiscalização ambiental com atendimento emergencial, a manutenção de 10% dos servidores no licenciamento ambiental em casos de emergência e o atendimento a demandas emergenciais em unidades de conservação.

Entidades abertas a negociações

A Ascema e a Confederação dos Confederação Democrática dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) reiteram que “continuam abertos à negociação pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama (Pecma)”.

As entidades alegam que “os prejuízos à economia, à sociedade e ao meio ambiente decorrem da intransigência e inércia do governo em dar continuidade ao processo de negociação de maneira justa e dialogada”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui