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Serasa evitou 850 mil tentativas de fraude em abril de 2024

O Serasa Experian afirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira, 23, que evitou 849 mil tentativas de fraude em abril. O bloqueio das atividades ilícitas partiu de camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança nos serviços digitais.

Desse total, 64,2% apresentaram inconsistências nos dados cadastrais proporcionados. Outros 29,7% tiveram padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e a validação biométrica dos clientes. Por fim, um total de 6% partiram de comportamentos suspeitos nos dispositivos.

As checagens de segurança são realizadas durante toda a jornada do usuário. O processo inclui abertura de contas em canais digitais, acessos a essas contas e transações.

O detalhamento por etapas do Indicador de Tentativas de Fraude faz parte da atualização da metodologia realizada pela Serasa Experian a partir de abril de 2024.

Confira o número de tentativas de fraude ao longo dos últimos 12 meses:

Gráfico do Serasa Experian
Dados da Serasa sobre a quantidade de tentativas de fraude | Foto: Reprodução/Serasa Experian

A categoria de bancos e cartões foi o setor em que as fraudes mais ocorreram, com 48,5% dos casos. A telefonia, no entanto, apresentou-se como o segmento com menor recorrência, com 1,8%.

Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos tiveram maior incidência nas tentativas de fraude em abril — 35,5% dos casos.

Serasa Experian recomenda ações para evitar golpes

  • garantir que o documento, o celular e os cartões estejam seguros e com senhas fortes;
  • desconfiar de ofertas de produtos e serviços (viagens com preços muito abaixo do mercado, por exemplo). Cibercriminosos costumam usar nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu dispositivo;
  • estar atento a links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos;
  • cadastrar as chaves pix apenas nos canais oficiais dos bancos;
  • não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • não realizar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa;
  • incluir informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro; e
  • monitore o CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Via Revista Oeste

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