A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) deu início à programação do Outubro Rosa, nesta quinta-feira (17), com uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O diálogo com os servidores foi ministrado pela doutora Carmen Lucia Campelo, advogada e ex-presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, e Tyciane Santana, enfermeira e voluntária da mesma instituição.
A ação é realizada por meio do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi).
A palestrante Carmen Campelo enfatizou a necessidade de cuidados preventivos. “É muito importante divulgar os cuidados que as mulheres e os homens devem ter na prevenção do câncer de mama. A comunicação se intensifica no mês de outubro, mas fazemos durante todo o ano. O diagnóstico precoce é o que diferencia as chances de cura, que podem aumentar em até 70% quando o câncer é detectado cedo”, explicou em sua fala.
Ela também ressaltou a importância de desmistificar o câncer de mama, “é fundamental que as pessoas conheçam as medidas preventivas e percam o medo da palavra câncer. Quanto mais conhecimento elas tiverem, mais estarão preparadas para lidar com a prevenção e os cuidados necessários ao longo da vida”, acrescentou.
Além da palestra, a programação do Outubro Rosa incluiu a oferta de 160 mamografias gratuitas, realizadas na Unidade Móvel de Mamografia, que estará localizada no prédio do DER até o dia 18, beneficiando as servidoras e facilitando o acesso ao diagnóstico preventivo.
Francisca Maria, uma das servidoras que participou da ação, compartilhou sua experiência ao fazer o exame pela primeira vez. “Hoje fiz minha primeira mamografia e percebo o quanto é fundamental cuidar da nossa saúde de forma preventiva. A oferta desse serviço no local de trabalho facilitou muito, e espero que outras servidoras também aproveitem essa oportunidade”, disse a servidora.