A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a Caixa Econômica Federal, deu início, na quinta-feira (24), a uma série de reuniões de monitoramento com oito órgãos do Governo do Estado que possuem o maior número de contratos de repasse e termos de compromisso firmados com o Governo Federal.
O objetivo dessas reuniões é identificar e solucionar os desafios que impactam a execução dos projetos, visando aprimorar o desempenho no uso de recursos federais e elevar a posição do estado no Indicador de Desempenho de Recebedores de Recursos em Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL).
A superintendente de Monitoramento Estratégico, Gabriela Celso, destacou a importância de monitorar e aprimorar o desempenho dos órgãos no IDTRU-DL, um indicador essencial para o controle das etapas de contratação.
“O acompanhamento abrange desde a retirada de instrumentos e a inclusão de cláusulas suspensivas até a fase de prestação de contas. Esse trabalho vem crescendo desde junho do ano passado e pode ser comprovado por meio do IDTRU-DL, o indicador federal de desempenho de repasses”, explicou.
O Piauí já é destaque na região Nordeste e a Seplan, junto aos demais órgãos, está comprometida em alcançar o topo do ranking nacional. “Estamos tirando esses recursos das pendências burocráticas com que eles têm de ser tratados e já fizemos previsão dos valores para o orçamento de 2025. Então, a ideia é alinhar esses procedimentos para que a gente tenha o início da aplicação desses recursos já no ano que vem e possamos, em breve, alcançar a primeira posição nacional”, avaliou o secretário Washington Bonfim.
Participaram das reuniões representantes dos órgãos envolvidos, sendo eles: o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI, o Instituto de Desenvolvimento e as Secretarias de Irrigação, Turismo, Agricultura, Cultura e de Trânsito. .