As secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Fazenda (Sefaz) realizarão, nesta quarta-feira (18), o seminário “Marcos de Médio Prazo: Um Caminho para Estratégia Fiscal, Sustentabilidade das Finanças Públicas e Alocação Eficiente de Gastos Públicos”, a partir das 8h30, no Auditório da Secretaria de Cultura (Secult).
O evento tem como principal objetivo aprimorar o planejamento orçamentário e a gestão fiscal do Estado, reunindo especialistas da área de Gestão Orçamentária e Financeira para debater formas de otimizar os recursos públicos e garantir a sustentabilidade das finanças estaduais.
A programação contará com importantes palestras, entre elas, “Condições para contratação/repactuação de operações de crédito”, ministrada por Eduardo Nobre, diretor de Operações Internas da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) da Seplan.
O evento terá a participação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a palestra “Marcos de Médio Prazo (MMP), diretrizes para execução orçamentária em 2025 e parâmetros para elaboração da LDO e LOA 2026”, conduzida pelo gerente executivo da FGV, André Andrade, e pelos especialistas em eficiência e controle de gastos públicos, Tomaz Leal e Rodrigo Martins.
O modelo dos Marcos de Médio Prazo (MMP), que será apresentado no encontro, representa um avanço na modernização da gestão pública estadual. Ele alinha o planejamento orçamentário e fiscal às melhores práticas internacionais, garantindo uma alocação mais eficiente dos recursos e promovendo uma gestão pública mais transparente e sustentável do estado.