Poucos dias para o lançamento, Ninja Theory explicou detalhadamente como foi criado tecnicamente o sistema de combate de Senua’s Saga: Hellblade II , falando sobre as fases de captura da animação e os objetivos que pretende atingir, em um longo post publicado no Xbox Wire.
Para a Ninja Theory, o primeiro Hellblade, lançado em 2017, foi uma experiência verdadeiramente especial: um jogo curto focado na saúde mental do protagonista, que acabou valendo a pena. Com a sequência, o estúdio quer expandir essa experiência em todas as direções possíveisgraças ao maior acesso a tecnologias de ponta, incluindo um estúdio interno de captura de movimento.
Em Senua’s Saga: Hellblade 2 praticamente todos os movimentos foram executados por atores ao vivopara serem escaneados para a experiência mais realista e humana possível. De acordo com o chefe do estúdio, Dom Matthews, só as capturas das sequências de luta levaram quase 70 dias inteiros para serem concluídas.
“Vemos a captura de performance como uma ferramenta para entregar a performance do personagem da maneira mais pura possível”, explicou Matthews. “Aproveitamos esta oportunidade porque está ligada ao nosso objetivo de fazer todo o possível para envolver o jogador.”
No post, o combate em Hellblade II é definido como enormemente melhorado em relação ao primeiro capítulo, apesar de não ter sido desenhado de forma tradicional. Não haverá, portanto, hordas a enfrentar, mas cada confronto será intencional, ou seja, desenhado dentro da narrativa. Cada movimento de Senua foi criado para alinhar o jogador com sua lutainterna e externa.
“Em vez de pegar o que já tínhamos e acrescentar algo, analisamos como poderíamos nos aprofundar naquilo que realmente nos interessava, que era tornar o combate significativo para a narrativa”, explicou Matthews.
Pelo que foi descrito, cada luta levará Senua ao limite. “Há um pesotanto por parte de Senua quanto de seus inimigos, que transforma tudo em uma dança desesperada e não em um choque de poder. Produz sequências cansativas e emocionantes, gerando a sensação de uma intensa série de lutas contra chefes, mesmo quando é trata de inimigos que são considerados normais.”
“Queríamos trazer uma sensação de brutalidade e luta ao combate um contra um”, disse Benoit Macon, diretor de combate do Hellblade II. “Há uma sensação de conexão entre o combate e a narrativa.”
Será realmente tão bom? Para descobrir basta esperar até 21 de maio de 2024, quando Senua’s Saga: Hellblade II será lançado para Xbox Series X|S, Windows PC, Steam e Cloud – e estará disponível com Xbox Game Pass e PC Game Pass imediatamente.