sábado, setembro 21, 2024
InícioPolíticaSenador americano critica Lula pelo apoio a bloqueio do Twitter/X

Senador americano critica Lula pelo apoio a bloqueio do Twitter/X

O senador republicano Ted Cruz criticou o apoio do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à suspensão do Twitter/X no Brasil, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira, 30. A decisão foi tomada porque a plataforma não indicou um representante legal no país.

Pelo Twitter/X, o senador Ted Cruz afirmou que Lula busca “banir a liberdade de expressão” no Brasil com o bloqueio da rede social. O americano, que apoiou a eleição do ex-presidente dos EUA Donald Trump, também criticou o presidente americano Joe Biden, alegando que ele celebrou a eleição de Lula em 2022 e mostrou “desprezo” pela liberdade de expressão.

“O Brasil está banindo o Twitter/X por uma razão: para suprimir a liberdade de expressão”, afirmou Ted Cruz. “Sem surpresas, Lula apoia essa decisão porque ele busca banir a liberdade de expressão. Biden cortejou Lula, celebrou sua eleição e o chamou de amigo pessoal. Isso também não é surpresa. A administração Biden-Harris mostrou nada além de desprezo com a liberdade de expressão aqui nos Estados Unidos.”

Lula disse que Musk deveria “respeitar” o STF para evitar suspensão do Twitter/X

Em entrevista à Rádio MaisPB na última sexta-feira, 30, Lula afirmou que o empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, deveria “cumprir” a ordem judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da plataforma no Brasil.

“Temos de ter o olhar de que todo e qualquer cidadão em qualquer parte do mundo que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição brasileira e às leis brasileiras”, afirmou. “Portanto, a Suprema Corte tomou uma decisão, ou ele cumpre ou vai ter que ser tomada outra atitude.”

Lula ainda disse que “não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar” as leis brasileiras. Sinalizou que Musk é um “cidadão americano, e não um cidadão do mundo” com liberdade para ofender “presidentes, deputados, Senado, Câmara e a Suprema Corte”. 

“Ele pensa que é o quê? Então, é o seguinte, cara. Ele precisa respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se quiser, bem. Se não quiser, paciência. Se não for assim, este país nunca vai ser soberano”, declarou. 

O presidente da República argumentou que o Brasil não é “um país com complexo de vira-lata” no qual o Elon Musk, um “cara americano grita e ficamos com medo”. 

“Esse cara tem que aceitar as regras deste país. E se este país tomou uma decisão através da Suprema Corte, ele tem que acatar. Se vale para mim, vale para ele”, acrescentou.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui