quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaSenado: votação sobre desoneração e renegociação das dívidas dos Estados fica para...

Senado: votação sobre desoneração e renegociação das dívidas dos Estados fica para quarta-feira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugeriu deixar para a quarta-feira 14 a análise do Projeto de Lei (PL) da Desoneração da folha de 17 setores da economia e dos municípios e o Projeto de Lei Complementar (PLP) que renegocia as dívidas dos Estados com a União.

A sugestão foi acatada pelos senadores. Inicialmente, o PL da Desoneração já estava na pauta de amanhã. Apenas o PLP da Dívida estava na pauta hoje, mas Pacheco explicou que o relator do texto, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), estava, no exato momento do plenário, reunido com representantes do Ministério da Fazenda e do governo para alinhar os últimos detalhes da proposta.

A ideia de Pacheco é dar mais 24h para cada relator. O presidente do Senado pediu ainda que os parlamentares estivessem no plenário, amanhã, a partir das 16h, mas sem previsão de saída.

No caso do PLP das Dívidas, Alcolumbre precisa chegar a um texto final que atenda tanto os Estados endividados quanto as regiões que não possuem dívidas com a União, a exemplo do Nordeste, que cobrou um olhar específico na semana passada.

Já o PL da Desoneração enfrenta resistência com o Ministério da Fazenda no que tange às fontes de compensação. A equipe econômica considera que as fontes não são suficientes para compensar a desoneração dos setores e dos municípios.

Desse modo, sugeriu aumentar a alíquota da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), que incide sobre o lucro das empresas, como uma garantia caso as fontes não fossem suficientes. Como mostrou Oeste, contudo, o gatilho deve ficar de fora do relatório final, em uma vitória do Congresso.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui