O Senado dos Estados Unidos confirmou Kashyap “Kash” Patel como o novo diretor do FBI, o serviço de inteligência norte-americano. Indicado pelo presidente Donald Trump, de quem é um aliado próximo, Patel foi aprovado por uma votação de 51 a 49 na sessão da última quinta-feira, 20.
O novo diretor do FBI trabalhou como defensor público, promotor federal e assistente parlamentar antes de atuar como oficial de segurança nacional no primeiro mandato de Trump. Ao longo dos últimos anos, ele intensificou seu apoio ao candidato republicano.
Os apoiadores de Trump, que consideram que o FBI tem injustamente direcionado suas ações contra conservadores nos últimos anos, comemoraram a decisão e veem Patel como alguém que resolverá esse problema.
“Kash é o homem certo para limpar o FBI, restaurar a confiança e a credibilidade dos norte-americanos e garantir que o FBI não seja uma organização política, mas uma organização de aplicação da lei”, disse o senador republicano Lindsey Graham, em uma publicação no X.
Criminosos “enfrentarão a ira” do FBI
Em seu discurso de posse, Patel deixou claro que sua liderança será pautada por uma postura dura contra qualquer ameaça à segurança nacional e aos valores norte-americanos, ao prometer uma abordagem implacável contra aqueles que buscam prejudicar os EUA.
“Qualquer um que deseje causar dano ao nosso modo de vida e aos nossos cidadãos, aqui ou no exterior, enfrentará a ira total do Departamento de Justiça e do FBI”, declarou Patel. “Se você tentar se esconder em qualquer canto deste país ou deste planeta, faremos a maior caçada humana do mundo e o encontraremos. Nós decidiremos qual será o seu fim, não você.”
Discurso de Kash Patel, o novo diretor do FBI escolhido por Donald Trump. 🇺🇸🇧🇷
‘Qualquer um que deseje causar dano ao nosso modo de vida e aos nossos cidadãos, aqui ou no exterior, enfrentará a ira total do Departamento de Justiça e do FBI.’ pic.twitter.com/fsatVzzR5a
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) February 22, 2025
O novo diretor enfatizou o compromisso do FBI com a defesa da Constituição e a proteção dos cidadãos norte-americanos. “Nós defenderemos a Constituição e nos defenderemos através da Constituição”, prometeu.
Patel também se dirigiu aos agentes do órgão e reconheceu o papel que desempenham na segurança do país. “Os homens e mulheres do FBI, eu os protegerei porque vocês protegem o povo norte-americano”, disse.