domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaSenado começa discussão de PEC do Quinquênio

Senado começa discussão de PEC do Quinquênio

O plenário do Senado começa a discutir, nesta terça-feira, 23, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que recria o quinquênio, ou seja, uma parcela de compensação para agentes públicos de carreiras jurídicas, como juízes, procuradores e defensores públicos.

Segundo cálculos do Ministério da Fazenda, se o texto for aprovado, pode impactar, anualmente, em R$ 42 bilhões nas contas públicas. A PEC do Quinquênio é alvo de críticas, e o governo tenta articular para barrar a tramitação do texto.

A sessão de hoje se refere à primeira de cinco sessões para a discussão do texto antes de ele ser apreciado em primeiro turno. Depois, segundo o regimento do Senado, são necessárias outras três sessões de discussão antes da votação em segundo turno.

Pelo texto, os magistrados teriam direito a um adicional de 5% do salário a cada cinco anos, sendo o limite de 35%. Inicialmente, a PEC do Quinquênio tratava apenas de juízes e promotores.

No entanto, o relator do texto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), incluiu outras categorias entre os beneficiários, como membros da Advocacia Pública da União, da Defensoria Pública e delegados da Polícia Federal.

Durante a aprovação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na semana passada, ele disse que poderá fazer eventuais ajustes no texto no plenário.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui