segunda-feira, julho 8, 2024
InícioPolíticaSenado acaba com multa para advogados que abandonam processos penais; texto vai...

Senado acaba com multa para advogados que abandonam processos penais; texto vai à sanção

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), de forma simbólica, o projeto de lei que acaba com a multa aplicada contra advogados que abandonam processos penais.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada. Como não houve alterações, agora, a proposta vai à sanção presidencial.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o projeto prevê que os advogados, no lugar da multa, terão de responder por infração disciplinar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Atualmente, o abandono do processo é proibido pelo Código de Processo Penal, exceto em caso de “motivo imperioso”, sob pena de multa de 10 a 100 salários mínimos, e outras “sanções cabíveis”.

Ao tramitar pela Câmara, onde foi aprovado na semana passada, o texto foi modificado para estabelecer que o acusado será intimado para ter acesso a um novo advogado em caso de abandono do processo, caso assim deseje.

Caso o acusado não seja localizado, será nomeado para a defesa um defensor público ou um advogado determinado pela Justiça. O trecho foi acatado pela relator Soraya Thronicke (Podemos-MS), que também é advogada.

“Nós, que somos advogados, sabemos o quanto a advocacia sofre. Parece, muitas vezes, que o processo é mais ágil quando é contra nós. É um texto para equalizar tudo isso e para nos garantir ampla defesa e um devido processo legal justamente para nós, advogados”, disse a senadora.

O projeto também revoga um dispositivo do Código de Processo Penal Militar que que determina a nomeação obrigatória de advogado de ofício aos praças, regra não prevista na Constituição.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui