sábado, fevereiro 22, 2025
InícioDestaqueSemplan e TCE alinham iniciativas de monitoramento de políticas públicas para a...

Semplan e TCE alinham iniciativas de monitoramento de políticas públicas para a primeira infância 

Reunião Semplan e TCE sobre a primeira infância (Foto: Ascom Semplan)

O secretário-executivo de Planejamento Estratégico e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Daniel Pereira, e a equipe da Agenda Teresina 2030, reuniram-se com o diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gilson Araújo, nesta quarta-feira (19), para discutir o alinhamento das ações de monitoramento das políticas públicas que o município implementa para atender crianças em idade de primeira infância (0 a 6 anos).

A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), é o órgão responsável pelo Plano Municipal da Primeira Infância, integra as diversas secretarias responsáveis pela execução das ações e também é o ponto focal junto a instituições nacionais e internacionais que apoiam a Prefeitura de Teresina nestas iniciativas.

Gilson Araújo destacou que Teresina tem avançado no desenvolvimento das políticas públicas para crianças, principalmente com o Plano Municipal para a Primeira Infância, instrumento que congrega iniciativas e ações nas diversas áreas como saúde, educação, assistência social, esporte e lazer voltados para este público específico. “Esse plano é uma ferramenta importante para nortear a gestão e para o acompanhamento dessas políticas”, disse.

Teresina tem desenvolvido, ao longo do tempo, diversos projetos, obras e ações para atender a criança nos mais diversos aspectos do seu cotidiano. A parceria com a Fundação Van Leer e com a Urban95, por exemplo, teve como resultado prático a construção de um parque no bairro São Joaquim, zona norte da capital, totalmente voltado para as crianças da região. Para a elaboração desse projeto, a Prefeitura fez um processo de escuta qualificada junto aos alunos do CMEI Tia Mônica, que fica ao lado da obra. Todos os equipamentos que serão instalados no espaço foram escolhidos pelos alunos. Esse espaço tem o objetivo de integrar a criança com a natureza e proporcionar a elas uma infância com qualidade.

Segundo o secretário-executivo de Planejamento Estratégico e Gestão, Daniel Pereira, o Plano Municipal para a Primeira Infância é uma ferramenta que contribui sobremaneira para a qualidade e eficiência da execução da política pública. “Temos esse instrumento significativo, que precisa ser constantemente revisitado e adequado às necessidades da população. Ele permite a integração das secretarias, modela a administração e reflete o compromisso da gestão com a primeira infância. O TCE une esforços com a Prefeitura para que possamos atender às crianças de Teresina de forma integral”, afirmou.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui