domingo, abril 13, 2025
InícioDestaqueSempi realiza ações de prevenção à violência de gênero nos dois dias...

Sempi realiza ações de prevenção à violência de gênero nos dois dias do Diálogos pelo Piauí

Nos dias 11 e 12 de abril, a cidade de Picos recebeu o Diálogos pelo Piauí, evento promovido pelo Governo do Estado que reuniu diversos serviços, debates e orientações para fortalecer comunidades locais. A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou ações voltadas à prevenção da violência doméstica e ao empoderamento feminino, mobilizando e sensibilizando a população da temática.

No primeiro dia, a Secretaria focou em orientar a população sobre os canais de atendimento, tais como 180, a Central de Atendimento à Mulher, por meio do Watssap 0800 000 1673, e do “Ei,mermã, não se cale!”. Com disponibilização de materiais informativos e chaveiros personalizados, a equipe explicou como acessar esses serviços de forma simples.

Maria de Jesus da Silva, presidente da Associação Nova Aliança de Pio IX, compartilhou sua opinião e disse que não sabia como funcionava o zap 0800 000 1643. “Mas agora entendi que é uma ferramenta que salva vidas. Vou levar essa informação para todas as mulheres da minha rede de contato e, além disso, procurar saber quando meus representantes municipais irão criar um Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM) para fortalecer as mulheres”.

No segundo dia, foi promovida uma roda de conversa, onde foi abordado sobre a Lei Maria da Penha, destacando direitos e mecanismos legais para proteção contra a violência e este momento foi realizado com a participação de seis mulheres para realizar uma escuta acolhedora.

A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforçou a importância de disseminar essa informação para prevenção da violência doméstica. “A Lei Maria da Penha é mais do que um marco legal; é uma ferramenta de transformação social que deve ser acessível a todas. Esse momento é importante para fortalecer a interiorização dos serviços e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Durante os dois dias dialogamos com a população sobre a importância do feminicídio zero e a divulgação dos canais de ajuda“.

Além das discussões, a Secretaria incentivou os municípios que visitaram o stand a criar OPMs. Essas estruturas são essenciais para implementar iniciativas locais de proteção e acolhimento. “Um OPM é o primeiro passo para termos políticas públicas eficazes. É uma forma de garantir que a proteção às mulheres comece na própria cidade,” destacou a gerente de articulação e interiorização de ações de gênero da Sempi, Adriana Ribeiro.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Teresina , Andrea Bastos, destacou a importância do evento e do momento exitoso com a rede de proteção às mulheres.

O Diálogos pelo Piauí em Picos impactou mais de 150 pessoas em dois dias na questão de gênero, promovendo serviços e diálogos acerca dos Direitos e Proteção das Mulheres.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui