Representantes da Secretaria das Mulheres (Sempi) e da Escola de Governo do Estado (Egepi), se reuniram, nessa quarta-feira (23). O objetivo do encontro foi propor cursos para os servidores do estado sobre a temática de gênero e a Lei Maria da Penha.
A realização dos cursos visa contribuir na identificação das situações de violência doméstica e familiar, bem como encaminhar os casos, de forma correta, para os serviços de atendimento. A proposta faz parte do planejamento geral da Sempi, que pretende promover cursos de qualificação profissional para a sociedade e os servidores públicos.
A coordenadora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Ana Cleide Nascimento, destacou a importância da realização dos cursos. “O objetivo da formação é para que o servidor se identifique como um agente que pode contribuir com o enfrentamento à violência contra as mulheres”, explicou.
Para Ana Cleide, a pauta da mulher é uma das únicas que perpassa por todas as áreas da sociedade, dentro e fora dos órgãos. Dessa forma, garantir o conhecimento da Lei Maria da Penha aos servidores é essencial para contribuir com pessoas que tenham a capacidade de identificar e enfrentar a violência doméstica. Além disso, ajuda na efetivação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e a segurança das mulheres.
Também estiveram presentes à reunião, a professora Urziana de Moraes, a coordenadora do Núcleo de Formação Antônio Freire (Nufaf/Egepi), Ceiça Galvão, e a coordenadora da Rede de Atendimento da Sempi, Jahyara Sousa.