domingo, novembro 17, 2024
InícioDestaqueSempi participa do lançamento de cursos de capacitação na área de políticas...

Sempi participa do lançamento de cursos de capacitação na área de políticas públicas de segurança para mulheres

A Secretaria das Mulheres participou, nesta quinta-feira (24), do lançamento dos cursos de capacitação e sensibilização na área de gênero para os profissionais de segurança. O evento foi realizado na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol).

A secretária Zenaide Lustosa destacou a importância dos profissionais da segurança em conhecer a rede de proteção às mulheres e realizar um acolhimento das vítimas de violência doméstica de forma humanizada.

“Participamos do Conselho Estadual de Segurança Pública e este curso, por exemplo, foi discutido dentro do conselho, o que nos fez elencar prioridades com o recurso para mulheres que vieram do Governo Federal, que foi  a capacitação, a qualificação e a melhoria dos equipamentos para que aconteça um atendimento humanizado”, disse. 
 

 

A Diretora de Defesa Social da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), Tenente-Coronel Elizete Lima, pontuou a importância dos cursos na capital e que vai se estender para os municípios. “A capacitação recebeu mais inscrições do que o número de vagas. É motivo de felicidade, porque compreendemos que os profissionais da segurança reconhecem a importância das mulheres e que atendem de forma acolhedora”.

A Coordenadora da Rede de Atendimento, Jahyra Sousa da Sempi, destacou a importância da rede de proteção às mulheres “É fundamental que os profissionais da segurança compreendam o fluxo de acolhimento das mulheres e o ciclo de violência doméstica para que possam oferecer suporte às vítimas sempre que necessário, sem julgamentos”.

Para a Gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Paula de Moura Lopes, o curso representa um entendimento de que o atendimento da mulher em situação de violência deve ser feito de forma sensível. “A violência com relação à mulher já é sistemática da nossa sociedade, está enraizada. A mulher precisa, de fato, desse atendimento sensível, completo e humanizado”, explicou.
 

WhatsApp Image 2024-10-24 at 14.01.25 (1).jpeg

 

 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui