A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou, nesta segunda-feira (31), da sessão solene em alusão ao Dia Municipal da Conselheira dos Direitos da Mulher, realizada na Câmara dos Vereadores, em Teresina, e foi proposta pelo vereador Luís André.
A gerente de Articulação da Sempi, Adriana Ribeiro, destacou a importância das conselheiras na conquista de ações voltadas às mulheres de Teresina e de todo o Piauí.
Em sua participação, a gerente explicou a importância do papel da Sempi na efetivação das políticas por meio dos organismos de políticas para este grupo. “Entre as muitas atribuições, temos uma que primordial: fortalecer e fomentar os organismos de política para as mulheres, que são as secretarias e os conselhos municipais, entendendo que a realização de política contribui na ampliação do enfrentamento à violência contra as mulheres”, declarou Adriana Ribeiro.
Ela ainda enfatizou que o aumento do número de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que agora é o dobro, é um resultado direto da luta incansável das mulheres conselheiras.
Ao longo do seu discurso, o vereador Luís André, que propôs a data no calendário municipal, reforçou sua aliança de compromisso na luta pelos direitos das mulheres. “Hoje, ao celebrarmos essa data, reafirmamos o compromisso com a luta e a igualdade de gênero e com o fortalecimento do conselho dos direitos das mulheres. Que essa data seja um lembrete à luta dos direitos das mulheres”.
Já a Superintendente de Cidadania e Defesa Social/SSP, Coronel Elizete Lima, reforça a necessidade dos profissionais de segurança realizarem o atendimento humanizado em casos de violência doméstica, evitando a revitimização. E finalizou destacando a luta pela equidade de gênero.
“Nós só queremos equidade. Eu não quero ser a mesma que um homem, eu quero ser uma mulher. Mas eu quero os mesmos direitos que os homens têm. Isso é tudo o que queremos”, afirmou.