A Secretaria das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), promoverá, na quinta-feira (31), a aula inaugural dos cursos profissionalizantes de cabeleireiro básico e corte e costura, no Povoado Gurupá de Baixo, zona rural de Teresina. Os cursos voltados para mulheres da região fazem parte do programa Qualifica Piauí.
O objetivo do projeto é capacitar e qualificar as participantes para o mercado de trabalho, além de promover a inclusão social e financeira, aumentando a autonomia feminina.
Louise Soares, coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica das Mulheres da Sempi falou sobre a importância da parceria na realização dos cursos. “O programa Qualifica Piauí realizado pela Sasc, através da parceria com a Sempi, vem formando muitos piauienses que buscam autonomia financeira, qualificação profissional rompendo o ciclo de violência”, disse.
Somente este ano, a Casa da Mulher Brasileira já atendeu cerca de 112 mulheres através dos cursos. Na grande região da Pedra Mole, na zona norte de Teresina, 81 mulheres estão atualmente em formação.