Em celebração ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, comemorado nesta sexta-feira (6), a Secretaria das Mulheres (Sempi) e a Coordenadoria da Juventude promoveram a exibição do documentário ‘Silêncio dos Homens’. A iniciativa, alinhada à Campanha do Laço Branco, busca conscientizar e engajar os homens nessa luta.
Realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a exibição do documentário contou com a participação do assistente social Iago Fortes e do professor Francisco Júnior. Após a exibição, aconteceu um debate sobre a importância da participação do homem na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.
Com o objetivo de fortalecer o programa Pró-Equidade de Gênero, a mostra foi direcionada a todos os servidores públicos, convidando-os a assumir um papel protagonista na promoção da equidade de gênero nos órgãos estaduais. A iniciativa visa capacitar e empoderar os servidores para que atuem como agentes de transformação, contribuindo para a construção de um serviço público mais inclusivo e respeitoso.”
Para o professor Francisco Júnior, um dos condutores do momento, o documentário foi importante para promover uma reflexão sobre a desconstrução da noção de que os homens são inimigos das mulheres. “Estamos aqui para desconstruir, ampliar o debate, apresentar outras possibilidades de ser homem nessa sociedade feminicida a qual vivemos. Trazer esses homens para serem aliados, pois as mulheres não estão sozinhas”, explicou o professor.
