No Dia do Diretor Escolar, 12 de novembro, o Instituto Unibanco, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou o “Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática”, com a participação de gestores, pesquisadores e especialistas em educação. O evento ocorreu no Metropolitan Hotel e trouxe debates sobre a importância da educação para a cidadania e o fortalecimento de um ambiente escolar diverso e democrático.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o seminário realizado no Estado representa um reconhecimento das iniciativas já presentes na rede estadual de ensino do Piauí. “A formação cidadã é trabalhada de forma transversal nas escolas gerenciadas pela Seduc. Priorizamos estabelecer políticas públicas que tornam o ambiente escolar atrativo, seguro e diverso para os estudantes desenvolverem seus talentos sem deixar ninguém para trás”, comentou Bandeira.
A diretora Francineth Medeiros, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes, destacou a importância da atuação dos grêmios estudantis como uma das iniciativas de sucesso da Seduc. “Esse evento proporcionou aos gestores uma gama de conhecimentos que serão aplicados no chão da escola. A Seduc já implementa ações de participação cidadã por meio da instalação dos grêmios estudantis. Em nossa escola, por exemplo, a gente tem no dia a dia essa prática de convivência democrática, onde o aluno participa ativamente das decisões da gestão escolar. Isso fortalece a comunidade escolar e o protagonismo dos jovens”, afirmou.
O encontro teve início com uma transmissão ao vivo, direto de São Paulo, onde Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, e Cristián Cox, professor da Universidade Diego Portales (UDP), no Chile, abordaram a promoção das competências cidadãs nas escolas em uma perspectiva global. Em sua palestra, Cox trouxe reflexões sobre as semelhanças e diferenças entre a educação cidadã no Brasil e em outros países da América Latina, destacando o papel central da escola na formação de cidadãos conscientes.
No Piauí, a programação contou com painéis presenciais que abordaram temas relevantes para a realidade educacional do estado. Em um dos primeiros painéis, Fabiana Souza, analista de pesquisa do Instituto Unibanco, discutiu os desafios para melhorar o clima escolar na rede estadual, com a mediação de Adriana Gonçalves de Oliveira, coordenadora de Apoio Socioemocional ao Estudante da Seduc.
“A gente sabe que é cada vez mais difícil pensar em como olhar para essas escolas e saber o que elas precisam, quais os desafios quando se fala de clima. Nosso exercício buscou trazer para a rede a possibilidade de uso de ferramentas já disponíveis na Secretaria da Educação, como os questionários contextuais, para nos dar um retrato do dia a dia da escola”, explicou Fabiana.
A programação seguiu à tarde com a temática da convivência escolar e a valorização da diversidade, oportunidade para a reflexão de valores que promovem a inclusão e o respeito no chão da escola.