quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDestaqueSeminário discute vocações econômicas no Piauí

Seminário discute vocações econômicas no Piauí

A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) iniciou, nesta quinta-feira (7), o seminário “Territórios Sustentáveis e Vocações Econômicas do Piauí”, que objetiva apresentar e discutir as potencialidades do estado, além de identificar os setores estratégicos que podem ser impulsionados por meio de inovação e empreendedorismo.

O evento, realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE), é realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a Investe Piauí, a startup Polvo Lab e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O seminário será encerrado às 14h.

Representantes da Seplan e da Polvo Lab abordarão a importância da inovação e da tecnologia para o desenvolvimento de regiões com grande potencial econômico, destacando as 15 frentes que integram impacto social e sustentabilidade. Eles discutirão como essas ferramentas podem ser aplicadas para transformar as vocações econômicas do estado em setores sustentáveis e de alto impacto.

Cintia Bartz, superintendente da Cepro/Seplan, afirmou que o seminário apresentará, entre outras, as vocações que o Estado possui na agricultura familiar. “Queremos detectar essas potencialidades para que sejam, de fato, difundidas, implementadas e tenham, de fato, um retorno ao pequeno produtor, às associações e para as cooperativas”, disse.

Os especialistas irão apresentar um mapeamento detalhado das vocações econômicas do Piauí, com a identificação dos setores estratégicos que possuem o maior potencial de crescimento e desenvolvimento, além de destacar as oportunidades que podem ser exploradas para impulsionar a sustentabilidade e criar novas fontes de emprego no estado. Serão discutidas, também, as formas como as políticas públicas podem apoiar essas áreas para garantir um impacto positivo duradouro.

Outro ponto importante da programação será a apresentação das ações mais recentes da SAF e da Investe Piauí, com uma análise dos projetos em andamento. Serão destacados os investimentos feitos em infraestrutura, tecnologia e apoio aos pequenos produtores, setores fundamentais para o fortalecimento das vocações econômicas regionais e para o incentivo ao empreendedorismo local.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui