terça-feira, abril 15, 2025
InícioDestaqueSemarh e Seplan realizam primeira reunião para alinhar Plano de Combate a...

Semarh e Seplan realizam primeira reunião para alinhar Plano de Combate a Incêndios Florestais de 2025

Com o objetivo de reforçar a preparação para o período de estiagem e de incêndios florestais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu, nesta quarta-feira (09), com representantes da Secretaria do Planejamento (Seplan) para atualizar o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de 2025. O Plano deve ser entregue ao governador até maio deste ano.

A reunião marca o primeiro passo da força-tarefa que atua na proteção do meio ambiente e na mitigação dos efeitos das queimadas no Piauí. O plano é elaborado pela Semarh e conta com o suporte técnico da Seplan.

Participaram do encontro, representando a Semarh, a coordenadora da Sala de Monitoramento, Sara Cardoso, e o coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais, Shandallyê Jandce Araújo. Pela Seplan, estiveram presentes o gerente de projetos, Evandro Júnior, e a técnica de projetos, Amanda Amorim. Além dessas instituições, a força-tarefa também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e da Secretaria da Defesa Civil.

Sara Cardoso reforçou a importância de ações conjuntas para fortalecer o combate aos incêndios. “Essa reunião serviu para a atualização das metas do plano, para que, assim, seja possível a criação de estratégias ainda mais efetivas”, informou.

Já o coordenador Shandallyê Jandce pontuou as metas e ações efetivas de combate. “Conseguimos alinhar as metas que determinamos para este ano. Um dos nossos principais objetivos é o fortalecimento das brigadas municipais, já que essa parceria entre a Semarh e os municípios torna o trabalho de prevenção e combate aos incêndios mais efetivo dentro do estado do Piauí”, destacou.

Além da organização das brigadas de incêndio, a Secretaria é responsável pela Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, criada no ano passado. A sala tem papel estratégico no acompanhamento das áreas de queimadas, na análise de condições meteorológicas e na coordenação de ações integradas durante o período seco.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui