A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) avançou na proteção das Unidades de Conservação do Piauí com a realização da 2ª Reunião Ordinária dos Conselhos Gestores de quatro importantes áreas protegidas: Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, Parque Estadual do Rangel, Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Uruçuí-Preto e Área de Proteção Ambiental dos Altos Cursos dos Rio Gurguéia e Uruçuí Vermelho.
A criação desses conselhos representa um marco importante para a gestão participativa e democrática das Unidades de Conservação, garantindo a participação da sociedade civil e a integração com os diversos setores. Durante as reuniões, foram aprovados regimentos internos, eleitas secretarias executivas e definidos calendários para as próximas reuniões. Além disso, os conselheiros do Parque Estadual do Rangel receberam orientações sobre o Plano de Manejo da área.
A diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio), Jurema Chaves, destacou que a criação dos conselhos é um trabalho realizado desde 2023 e que tem como objetivo fortalecer a gestão das Unidades de Conservação e garantir a sua proteção a longo prazo.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, enfatizou a importância da institucionalização dos conselhos gestores. “O Piauí tem todas as suas Unidades de Conservação com conselhos institucionalizados. É mais um compromisso de gestão do Governo do Piauí, executado pela Semarh, fortalecendo a proteção da biodiversidade do estado”, finaliza.