A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi oficialmente aberta, nessa quinta-feira (17), em solenidade realizada no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), busca fortalecer a popularização da ciência em todo o Brasil, por meio de ações descentralizadas que aproximem o conhecimento científico da população.
Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a SNCT/2024 valoriza a biodiversidade brasileira, o saber tradicional e o papel das tecnologias sociais na construção de um futuro mais sustentável. O evento deste ano ressalta a importância da ciência como ferramenta para geração de inovação, riqueza e soluções para desafios nacionais, além de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como o professor João Xavier, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que reforçou o compromisso da instituição com o fomento à ciência e tecnologia no estado. “A Fapepi tem sido uma parceira ativa na promoção do conhecimento científico e tecnológico, sempre buscando aproximar a ciência da sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Piauí”, declarou Xavier.
Em Teresina, a SNCT é promovida em parceria com diversas instituições, como a UFPI, Fapepi, Águas de Teresina, Equatorial, Fiocruz, e o IFPI, entre outras, oferecendo uma programação diversificada. A semana contará com feiras, mostras, palestras, cursos e workshops, que serão realizados até o dia 24 de outubro. Um dos eventos mais aguardados é o “Ciência na Praça”, que ocorre no dia 24, das 9h às 16h, na Praça Rio Branco.
O evento é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica, pesquisadores e o público em geral se conectem com a ciência e explorem o vasto potencial da biodiversidade e dos saberes tradicionais brasileiros. As inscrições para apresentação de trabalhos prosseguem até o dia 21 de outubro.
A 21ª SNCT no Piauí representa um marco importante para a disseminação da ciência, reforçando o papel central que ela desempenha na transformação social e na construção de um país mais sustentável.